INTRO

P: Porquê?

Ideias surgem, não se denunciam a elas mesmas, e, sem avisar foi criado este blog. Gerido por duas pessoas, tentando abordar as áreas de interesse de ambos, música, literatura, filosofia, cinema, artes plásticas. Ocasiões que por alguma razão ou por outra se traçam nas nossas vidas, que temos o prazer de partilhar e registar em formato digital.




P: O que é "Presse Omnia"?

"Presse Omnia" significa "Simplesmente tudo", que é precisamente o que trata o blog. Vários temas.

Espero que sejam boas as leituras. De Pessoas para Pessoas.


Presse Omnia

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

[Artes Marciais] Ai Ki Do


A via (Do) da harmonia (Ai) com o Ki ou “sopro”,
“energia vital” — é assim que se poderá traduzir, de forma
imperfeita, a palavra “Aikido”.
O Aikido chegou-nos assim como uma disciplina simultaneamente de auto-defesa, saúde física e desenvolvimento espiritual. O seu objectivo é projectar ou imobilizar um ”adversário” usando de forma dinâmica a força do seu próprio ataque. A técnica a utilizar e a forma de o fazer dependerão de todo um conjunto de factores que inclui a velocidade, intenção, tempo e distância entre muitos outros. No Aikido não existem movimentos de oposição ou bloqueio; é neste sentido que podemos falar de uma “não resistência”, entendida aqui não como passividade, mas como uma integração no movimento do atacante por forma a levá-lo ás últimas consequências: a neutralização do ataque preservando a integridade física do parceiro.

Fonte: http://www.do-clube.org/

..Juntos começámos o nosso "Do" (caminho), no Aikido.
Juntos observaremos, progediremos, cresceremos, e acima de tudo aprenderemos com esta Arte Marcial tão especial em si, e no seu todo.

Que a aprendizagem começe.

Seizá! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário